Por Cuca
4 maio, 2014

Istambul (hotéis e bairros)

istanbul by cuca martins
Terceiro e último post sobre a incrível Istambul!
Já falei sobre os principais pontos turísticos, já dei as dicas dos restaurantes e boates bacanas e agora é hora de falar um pouco sobre onde se hospedar e o como são os “bairros” da cidade.
É importante saber qual o seu objetivo na viagem para poder definir o lugar ideal para ficar. Quando estava pesquisando sobre os hotéis que ficaria, me vieram muitas dúvidas e agora que já visitei o lugar, posso ajudar quem está nessa fase. O post é longo, mas muito informativo e vai te esclarecer muitas dúvidas importantes.
Deixe a preguiça de lado e se situe, meu bem! 
APENAS UMA NOITE
A única companhia aérea que conheço que faz voo direto São Paulo —-> Istambul, é a Turkish.
Mas isso não é nada mal. A companhia é ótima e inclusive ganhou um prêmio internacional há 1 ou 2 anos. A comida é boa, as aeromoças educadas e os aviões novos e não são apertados.
O único probleminha é que só tem um horário: sai 3:00 da manhã de SP e chega às 21:35 em Istambul.
Se sua viajem for começar por lá, já vá direto para o hotel que pretende se hospedar.
Se tiver que dormir apenas uma noite, para de lá voar para Capadócia ou qualquer outro destino logo pela manhã, recomendo ficar perto do aeroporto. A cidade é bem grande, tem trânsito e não vale à pena se afastar do aeroporto apenas para passar a noite.
Me hospedei por uma noite no Radisson próximo ao aeroporto. Inclusive eles tem uma van que te leva e te busca e quebra um galho legal. Aprovado!
– Radisson Blu Conference & Airport Hotel Istanbul
E-5 Karayolu (yanyol) No: 20  Sefakoy Kavsagi K. Cekmece  – 34295
Istanbul – Turkey
tel: +90 212 411 3838

LUA DE MEL/DATAS COMEMORATIVAS/JÁ CONHECE A CIDADE
Se Istambul for uma das suas paradas da lua de mel ou você estiver comemorando uma data especial ou já tiver conhecido todos os pontos turísticos da cidade AND tiver com um bom orçamento, se hospede no Çiragan.
É definitivamente o hotel mais impressionante, lindo e suntuoso que já conheci. Não é para menos, o lugar era um dos palácios do Sultão.
Construído no século XIX, passou por diversas reformas e um período bem decadente. No final da década de 80 foi comprado por uma empresa japonesa, todo restaurado e em 1990 foi inaugurado.
O Çiragan é considerado um dos melhores hotéis do mundo!!! Claro que é um 5 estrelas.
Palavras são insuficientes para descrever a riqueza do que vi.
Na minha segunda ida a Istambul, me hospedei lá e fiquei internada no hotel, curtindo a gigantesca piscina em frente ao Bósforo e aproveitando cada cantinho (veja aqui um post sobre o hotel).
Obs: se não puder se hospedar, vale a visita. Falei do restaurante dele, o Tugra em outro post já e o brunch no Çiragan também é um belo passeio.

Uma outra dica bacana é o vizinho e inaugurado há pouco, o Four Seasons Bosphorus.
Muitos amigos já se hospedaram e gostaram muito desse hotel. Ele está bem ao lado do Çiragan e também tem uma linda vista para o Bósforo.
Cinco estrelas, esse palácio foi todo reformado e é muito luxuoso. Tem uma aparência um pouco mais moderna. A piscina é maravilhosaaa.
Ambos tem um preço super salgado, então como já disse, eu escolheria uma dessas situações que descrevi para me hospedar. Caso contrário, acho que é dinheiro (ou melhor, muito dinheiro) jogado fora.
– Çırağan Palace Kempinski Istanbul
Çırağan Caddesi 32, Besiktas, 34349
Istambul
Tel:+90 212 258 3377

Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus
Yıldız Mh., Çırağan Cd No:28, Beşiktas
Tel:+90 212 381 4000

MINHA PRIMEIRA VEZ/CONHECER A CIDADE
Eu amooo hotéis de luxo, mas em algumas circunstâncias não faço tanta questão de ficar em um hotel muito caro ou muito luxuoso.
Se for uma viagem que você tem muitos passeios para fazer, tem que bater perna o tempo todo, talvez não seja tão necessário investir em um top hotel, já que você mal vai ficar lá.
Esse foi o caso de Istambul na minha primeira vez na cidade. Na primeira vez que você vai, tem muitaaa coisa para conhecer e para fazer na cidade e acabamos indo para o hotel apenas tomar banho e dar uma leve dormidinha.
Mesmo assim, a escolha não é tão fácil. Quando você começa a pesquisar, descobre que tem uma infinidade de hotéis e muitos parecem bem bons.
Dai vem a questão dos bairros e seu estilo de viagem.

#Sultanahmet
Um dos bairros mais tradicionais e conservadores da cidade. Pelas ruas é possível ver muitas mulheres de burca (aquela roupa que cobre o corpo todo e às vezes nem os olhos aparecem, é a forma mais radical de vestimenta).
Nesse bairro estão as principais atrações turísticas, inclusive o Grand Bazaar (que fui algumas vezes)!
Eu acabei optando por me hospedar nessa parte da cidade e me arrependi um pouco.
O lado bom de ficar aqui é que você está super perto de vários lugares que terá que conhecer e poderá fazer muitas coisas a pé.
Se a intenção for bater perna o dia inteiro e não sair para badalar a noite, aqui continua sendo a melhor opção.
Mas no meu caso, a noite a gente gostava de sair e os lugares mais descolados ficavam distantes e tínhamos que pegar taxi (tarefa nada agradável em Istambul). Além disso, como já disse é um bairro conservador e consequentemente machista. Os homens nesse bairro estão acostumados com mulheres mais cobertas e desculpe a expressão, mas “te comem com os olhos”. Por várias vezes me senti um pouco incomodada e insegura.
Me hospedei no Celal Aga Konagi por umas 5 noites e não gostei. O hotel tem 5 estrelas, mas não me parecia tão 5 estrelas. O spa, o banho turco e a piscina na cobertura eram bem bacana, mas nem tive tempo de aproveitar. Os quartos eram bemmmm rebuscados, mas enormes e com camas confortáveis.
Eu escolhi ficar nele, porque queria um hotel tipicamente turco, gosto de viver essas experiências locais…. mas não foi legal.
Poucos ocidentais se hospedam lá, a maior parte dos hóspedes era de países árabes e isso nos trouxe algumas situações meio desconfortáveis. Os funcionários não falam bem inglês e estranharam por exemplo, estarmos em 3 mulheres sozinhas, sem os maridos, viajando pela Europa.(machismo? diferenças culturais?).
Não me hospedaria lá novamente, massss gosto é gosto.
Um terceiro hotel que me hospedei na cidade e que também fica no bairro (esse por uma noite apenas em uma outra conexão de voo) foi o Levni Hotel & Spa. É um hotel boutique que escolhi no booking.com porque achei bonitinho e era apenas uma noite. Depois fui ver que ele já ganhou até alguns prêmios e os comentários sobre o lugar são sempre bons.
O hotel é uma graça, o preço é super bom a decoração bem diferente (um mix de moderno/turco) e os funcionários foram um doce com a gente. Todos falavam inglês e eram super solícitos. Entre ele e o Celal, acho que ficaria nesse.
A localização para a questão dos passeios é ótima também. Fica próximo ao Palácio de Topkapi.
– Celal Aga Konagi Hotel
Balabanaga Mah, Sehzadebasi Cad. No:5/7, Sehzadebasi – Old City Sultanahmet
+90 212 519 0909

– Levni Hotel & Spa
Ebusuud Cad. No :31 Sirkeci – Old city sultahnamet
+90 212 519 1019

#Nisantasi
É um dos bairros moderninhos da cidade. Fazendo um paralelo com São Paulo, para poder ilustrar melhor, Nisantasi seria como o bairro dos Jardins, aquela região da Oscar Freire. Nessa região tem as lojas de grifes internacionais, restaurantes, hotéis moderninhos e etc.
É legal para conhecer, mas é uma coisa que você pode encontrar em qualquer lugar do mundo sabe?
Entre passar o dia no Grand Bazaar, vendo jóias, tapetes e tantas coisas que só podemos ver e comprar na Turquia e passar o dia em ruas e lojas que encontro em qualquer lugar do mundo (tipo PRADA), fico sempre com a primeira opção. Mas, gosto é gosto mais uma vez.
Nisantasi é um lugar charmosinho e moderninho.
Ponto fraco de ficar nessa área. é que para fazer os passeios você terá que se deslocar até Sultanahmet todos os dias. Além disso, muitos dos lugares badalados para ir a noite também não estão aqui.
Não me hospedei nessa parte da cidade, mas muitos amigos sim e gostaram. Vou colocar aqui dois hotéis que passei em frente e amigos se hospedaram e gostaram ok?
– The House Hotel Nisantasi  
Abdi Ipekci Cad. No: 34 Nisantasi, Şişli,
É 5 estrelas. Os quartos são bem modernos e elegantes e na parte de baixo do hotel tem uma loja da Prada. O preço é intermediário.

– The Sofa Hotel
Tesvikiye Str. No:41-41A , Sisli, Şişli
Hotel boutique e pequeno. Um 4 estrelas, muito bem recomendado!
Preço é bom, mas como é pequeno e tem muita procura, se quiser ficar lá se programe com antecedência.

#Ortakoy
Se você reparar nos endereços dos restaurantes e baladas, muitos estão nesse bairro. Caso a intenção seja sair a noite, inevitavelmente você vai passar por aqui.
Tem muitas lojas nessa região também.
Mas não sei se seria o caso de se hospedar exatamente aqui.
O ponto fraco é a distância das atrações turísticas e o alto é perto da diversão noturna.
O Çiragan e o Four Seasons ficam nessa área.
Um hotel se destaca por aqui:
– The House Hotel Bosphorus
Salhane Sokak No: 1 Ortaköy, Besiktas, 34367
É um 5 estrelas com preço intermediário. Estilo Fica de frete para o Bósforo e é lugar de agito. É hotel boutique e a decoração lembra o estilo de hotéis italianos, mais do que turcos.

#Besiktas
Fica próximo a Nisantasi, a praça Taskim e o Bósforo, nessa região.
Na verdade, procurei um pouco entender onde era esse lugar, porque reservei um hotel que queria muito ficar e acabei desistindo na última hora e acabei optando pelo Celal, por ser mais próximo dos passeios.
Bem, já conversei com várias pessoas que se hospedaram no Swissotel Bosphorus (que era o que tinha reservado) e elas curtiram bastante.
– Swissotel The Bosphorus Istanbul
Bayildim Caddesi, No 2, Macka Besiktas, Besiktas
O hotel é 5 estrelas e faz parte da rede Swissôtel.Esse é bem grande e é daquele estilo americanizado, hotel de rede sabe?
Bem conceituado e com vista para o Bósforo (mas não é na frente), fica no alto. Passei por ele e vi a localização de longe.
Preço similar ao do The Sofa, já os estilos são bem diferentes.

#Bebek
Uma das áreas mais caras e sofisticadas da cidade (dentro do bairro de  Beşiktaş). Casas e prédios bem chiques.
Por aqui é possível encontrar bares e restaurantes descolados, de happy hour ou para uma refeição mais formal. Prepare o bolso. Na lista de restaurantes, indiquei um legal por aqui… o Lucca.

#Taksim
É nesse bairro que fica a famosa praça Taksim, que é sempre palco de manifestação políticas que vemos pela tv.
É uma região mais centrão, mais popularzona.

Lado Europeu X Lado Asiático
Antes de chegar lá eu não conseguia entender muito bem a distribuição dos bairros e a qual lado pertenciam. Mas pra vocês terem uma ideia, todos esses bairros e lugares que citei, estão do lado europeu.
Não caia na loucura de escolher se hospedar do lado asiático!!!!
É superrr longe de tudo que você tem que fazer e conhecer na cidade. Eu tenho uma amiga turca e fui dormir na casa dela uma noite. Demorei quase 2 horas para voltar para o hotel em Sultanahmet, na manhã seguinte para você ter uma ideia.
O lado asiático sabe o que me lembrou? Mais uma vez usando a cidade de São Paulo como referência, o lado Asiático é Alphaville. Você iria para São Paulo para passear ou a negócios e se hospedaria em um hotel em Alphaville??? Acho que não, né?!

Dicas legais para reservas:
Eu mesma faço minhas reservas e por isso acabo fazendo tantaaa pesquisa sobre hotéis, para ver o lugar que quero me hospedar e se tem a ver com o que quero fazer e etc.
Utilizo para fazer as reservas o site booking.com que também tem comentários sobre os hotéis e fotos. Você pode fazer reservas e só paga na hora. Mas preste atenção nas regras tarifárias: se tem multa por cancelamento, se tem café da manhã incluído na tarifa e etc.
Se der sorte você consegue tarifas promocionais bem interessantes. Sempre compare a tarifa do site com a tarifa no site do próprio hotel.
O trip advisor também é um site legal para analisar os comentários sobre hotéis e restaurantes.
Ambos tem aplicativos para celular.

Quando vocês começarem a pesquisar hotéis vão enlouquecer! Acho que tem mais de 1000 opções só no booking, por exemplo. Eu reservei uns 10 hotéis e fui derrubando as reservas depois, pensando no objetivo da viagem e essa coisa dos bairros, que apesar das minhas pesquisas, não conseguia me situar tão bem.

ATENÇÃO:
Já disse antes, mas vale reforçar. Amei Istambul, mas nem tudo é perfeito!
Os turcos de Istambul são bem menos gentis do que os da Capadócia.
Cuidado com batedores de carteira. Sim, tem muitos! (como em qualquer grande cidade)
Taxi – sempre saia com os endereços anotados em um papel e com o cartão do seu hotel na bolsa. A gente não consegue pronunciar os nomes e o melhor é mostrar. Mesmo assim, provavelmente você vai tomar golpe dos taxistas que sempre dão muitas voltas com os turistas e são super grosseiros. Se for mulher, evite ou melhor NUNCA, pegue um taxi sozinha. Sendo turista estrangeira e sem conhecer a língua me senti extremamente vulnerável e aflita.

Ufa, é grande mas super útil! Eu gostaria de ter achado essas explicações antes de ir. Podem procurar por ai, não tem! Essas vocês só encontram em site de virginiana! hahaha

No primeiro post sobre Istambul, falei sobre os pontos turísticos (com muita foto) e indiquei meu guia.
No segundo falei sobre os restaurantes e baladas da cidade.

Vai para Capadócia também? já fiz um post super completinhos com as principais atrações e indicação de guia por lá. Além de um post super especial sobre o Museum Hotel.

Instagram: @projetomestrecuca
Acompanhe também nossa página no Facebook: Projeto Mestre Cuca

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Istambul (hotéis e bairros)

  1. Regina Faini

    Super afim ,de conhecer esse lugar,mágico

    • projetomestrecuca

      Super recomendo Regina! Sou apaixonada por Istambul!