Por Cuca
7 agosto, 2014

Çiragan Palace Kempinski

Suntuosidade é a primeira palavra que me vem a cabeça quando penso em descrever o hotel Çiragan Palace. Não é para menos. Este local maravilhoso, em frente ao Estreito de Bósforo, já foi um dos Palácios do Sultão.
Apesar de todo o luxo e requinte do lugar, se engana quem pensa que isso torna a estadia formal.
Os funcionários do hotel são tão atenciosos, educados e o ambiente tão acolhedor, que nos dá a impressão que aquele lindo palácio é nossa casa.
Sim, lugar para se sentir uma princesa, um rei, uma rainha, um sultão ou o que você encontrar de melhor!
O hotel é caro, mas vale cada centavinho por toda a experiência que te proporciona!
Se Istambul for uma das suas paradas da lua de mel ou você estiver comemorando uma data especial ou já tiver conhecido todos os pontos turísticos da cidade AND tiver com um bom orçamento, se hospede no Çiragan. çiragan jardins 16

O HOTEL
Construído no século XIX, o Palácio Çiragan passou por diversas reformas e um período bem decadente. No final da década de 80 foi comprado por uma empresa japonesa, todo restaurado e em 1990 foi inaugurado o hotel.
O Çiragan é considerado um dos melhores hotéis do mundo!!! Claro que é um 5 estrelas.
Palavras são insuficientes para descrever a riqueza do que vi.
Curiosidade: o nome obviamente é turco e a pronúncia correta é TCHÃRÃN!

ABOUT THE ROOM
Os quartos são super confortáveis e com vários detalhes requintados. A cama é um caso de amor… parece que te abraça e não quer deixar você sair de lá nunca mais. Mas claro que vale a pena sair: o hotel é maravilhoso e a cidade nem se fala!
O serviço é tão perfeito que cada vez que você sai do seu quarto, você volta e está tudo arrumado novamente.
Tem frigobar, cofre e o wi-fi pega no hotel inteiro.

Se puder, escolha um quarto com vista para o Bósforo!
Escolhi um quarto que a vista é para o estreito e a parte interna do palácio. Um prazer abrir a janela a cada manhã ou noite!

Ahhh, tem a opção de se hospedar dentro do próprio palácio… claro que o precinho se torna ainda mais salgado!

ATMOSFERA REAL
Tudo muito bem cuidado e impecável. Estar hospedado nesse hotel já é um passeio maravilhoso e uma viagem no tempo.
Tem o palácio principal e 3 outros mini “edifícios” que foram construídos posteriormente, para que se tornasse um hotel. Tudo muito integrado. É nesses edifícios que ficam a maior parte dos quartos, alguns restaurantes, bares e etc. As piscinas também foram construídas nessa nova etapa. Os jardins são um desbunde, olhar para o palácio e parte da história da Turquia é uma experiência maravilhosa, lojas de jóias, tapetes e peles nos corredores, piscinas, bares e restaurantes… tudo em frente ao imponente estreito de Bósforo.

Palácio

Jardins e parte externa

Piscina
Eu recomendaria se hospedar nesse hotel no verão e de preferência, se for a sua segunda visita a Istambul. Porque vamos combinar que não dá vontade sair dessa piscina maravilhosa, borda infinita, serviço perfeito e calor de 35 graus né? 🙂 Ahhh, esqueci, a vista linda do Bósforo!
São duas piscinas: uma maior, mais funda e borda infinita e outra logo abaixo menor e mais rasa.

Corredores
Como disse acima, os corredores são puro glamour! Me lembro a primeira vez que entrei no hotel para jantar no Tugra e não estava hospedada, capotei a hora que passei por aqui. Tem lojas de jóias maravilhosas, tapetes e peles. Claro, que só tirei das jóias… porque é o que faz meu coração bater mais forte! hahah

RESTAURANTES
São quatro restaurantes dentro do hotel, todos deliciosos. Vou explicar um pouco como funciona cada um.

– Laledan Restaurant
Nesse enorme restaurante é servido um dos cafés da manhã mais incríveis e completos que já vi. Tudinho que você imaginar de mais gostoso tem. E por sinal, a maior parte feita no próprio hotel.

Nesse restaurante é servido almoço à la carte e no jantar é esquema buffet. Mas o mais incrível e imperdível é o brunch que servem apenas aos domingos. É de capotarrrrr! Nunca vi nada igual! Se estiver hospedado em um domingo, corra para esse brunch fantástico. Tem uma sala de doces que é coisa de outro mundo, parece de casamento! Vou fazer um post exclusivo sobre isso.

– Tugra Restaurant & Lounge
A fama do restaurante é tão boa, que a primeira vez que estive em Istambul e não estava hospedada no Çiragan, fui até o local apenas para jantar e desfrutar da vista e a experiência de jantar dentro de um lindo palácio.
Quem pensa que para por ai, se engana! A comida é espetacular e mais uma vez você será tratado como um rei.

– Bosphorus Grill
É o restaurante ao lado da piscina, bem informal e com um cardápio simplificado de saladas, sanduíches, pastas, pizza… mais nessa linha. A vista como tudo por aqui é demais!
Ótimo lugar para almoçar sem ter que “sair”da piscina e se trocar ou até mesmo um lanche rápido.

– Gazebo Lounge
É um tipo de cafeteria, bar, lugar para reuniões ou encontrar amigos para um drink. Serve café da manhã a la carte, bolos, drinks… não é bem restaurante, ok? Você pode sentar na parte de dentro, ou na área externa… que é bem mais interessante!

BARES
Tem dois bares para escolher e tomar uns drinks antes de sair para jantar, depois ou até mesmo antes de alguma balada.

– Le Fumoir
Eu acho um escândaloooo de lindo esse bar! Eu já tinha ido da outra vez que estive em Istambul, após jantar no Tugra.
É puro charme! Tem centenas de narguiles e as pessoas ficam lá fumando e bebericando.
Muito frequentado pelos turcos descolados.
Uma ótima pedida, principalmente no verão… já que é ao ar livre.
Ele só abre a noite, mas tirei as fotos durante o dia para mostrar os detalhes.

– Çiragan Bar
Só entrei, mas não faz “meu tipo”. É na parte interna, um bar comum e bem formal. Talvez seja uma alternativa para quem estiver por lá durante o inverno!

SPA
O spa do hotel é bem legal. Tem a parte dos tratamentos de beleza, piscina aquecida e jacuzzi, uma boa academia e um vestiário super completinho.
Uma dica:
se precisar fazer late check out e ainda assim você tiver que esperar mais (aqueles vôos tardes) e quiser ficar na piscina, você pode tranquilamente tomar banho e se arrumar no banheiro do spa.


– Tratamentos estéticos e relaxantes
Tem vários tipos de massagem e tratamentos, mas o destaque mesmo é o famoso banho turco e é sobre ele que vou falar aqui. Banho turco é um antigo e tradicional ritual no país.
Hoje em dia continua sendo algo cultural, as turcas e turcas se encontram em salas “comunitárias” para fazer o banho turco e bater papo. Esse do hotel obviamente é mais privativo.
Você pode fazer sozinha em uma sala, ou com uma amiga ou seu marido.
Vou explicar resumidamente o processo.
Primeiro você vai para a sauna para “amolecer” a pele. Eu pulei essa etapa, pois tava na jacuzzi aquecida do spa e já tava uma uva passa. Depois você entra em uma sala inteira de mármore que tem várias torneiras nas paredes e duas “camas” de mármore no centro. Ai começa o processo de esfoliação, que é feito com uma bucha. Sinceramente, essa parte não é agradável não. Ela fica lá te esfoliando por uns 15 minutos, acho. Bom, como não é uma tortura, depois disso começa a melhor parte. Elas cobrem o seu corpo com uma espuma quentinha. É muitaaaa espuma. É um processo que elas misturam água e sabão e fazem uma coisa com uma espécie de lençol e sai uma quantidade enorme de espuma. É uma delícia essa parte!!! Depois com a espuma ainda sobre o seu corpo começam uma massagem com óleo. Melhor parte ever. Corpo inteiro, rosto, pescoço… hummm. Depois elas te colocam sentada e literalmente te dão banho, lavando o seu corpo todo e o cabelo. Pra finalizar, te enrolam em uma toalha, te colocam sentada em um banco e servem um chá.
O que achei?
Uma experiência completamente diferente, cara, mas muitoooo relaxante! Sai parecendo flutuando. Quem faz a massagem são turcas bem robustas, que mal falam inglês. Você tira completamente a roupa. Os homens ficam com um paninho “lá” e as mulheres de biquíni só na parte de baixo ou uma calcinha descartável.
Escolhi o de 1 hora e o precinho foi salgado… por volta de 500 liras turcas.
Se preferir fazer em outros lugares, existem várias casas tradicionais de banho turco na cidade. Não são tão privativas, mas são mais baratas!

Acho que deu para ter uma boa noção de como é o hotel. Algumas coisas infelizmente é impossível transmitir através das fotos ou palavras.
Para finalizar, vou contar uma passagem para vocês entenderem o nível do cuidado dos funcionários. “Um dia fui tomar café da manhã e estava de biquíni e vestido. O ar condicionado era bem forte no restaurante e acabei ficando mais tempo que o previsto, pois tive que esperar uma outra pessoa que desceu depois, terminar o café. Comecei a sentir frio e cruzei os braços. Menos de 30 segundos depois sinto uma mão nos meus ombros, me envolvendo com uma pashimina. Era o garçom, que percebeu minha cruzada de braços e já veio me cobrir. Isso não é frescura, é simplesmente o nível de cuidado e tratamento que você recebe nesse lugar!

Agora vocês entendem quando disse lá em cima que vale cada centavo?
Para quem achou pouco, o Çiragan figura na lista dos 6 melhores hotéis do mundo!

Esperam que tenham gostado, pois eu amei!!!

Quem quiser saber dicas de restaurantes e baladas em Istambul, clique aqui.
Os passeios são maravilhosos e tem inclusive indicação de guia, nesse outro post.
Para se localizar, expliquei aqui um pouco sobre os bairros e algumas opções de hotel, que podem ir de encontro com seu perfil de viagem e quanto pretende gastar.

Para me seguir no Instagram: @projetomestrecuca
Facebook: Projeto Mestre Cuca

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *