Por Cuca
28 agosto, 2015

Casapueblo

CASAPUEBLO CAPA

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…”
Quem nunca ouviu essa música, me diga que planeta vive! A letra de “A Casa”, escrita por Vinicius de Moras, foi inspirada na Casapueblo.
Esse lugar incrível fica em Punta del Leste, no nosso vizinho Uruguai.
O lugar é cheio de histórias para contar e tem até um hotel para se hospedar. Juro que com teto e pinico, ou melhor, banheiros!
Vem conhecer!
A Casapueblo foi construida pelo artista plástico uruguaio, Carlos Páez Vilaró. O ponto de partida desse enorme lugar foi um pequeno cômodo feito de latas, em 1958. Vilaró foi construindo o entorno com suas próprias mãos, até se tornar essa linda e interessante imensidão que vemos hoje. Ele levou 30 anos para concluir a obra. Foi nesse período de construção, que Vinicius visitava muito o local e o amigo artista e assim compôs a música.
O contraste daquele castelo esculpido em um penhasco, bem em frente ao mar e o azul celeste do céu, torna aquilo tão único. Lembra uma coisa meio grega, sabe?
casapueblo 1
Dentro parece um labirinto, onde é possível encontrar esculturas, tapetes, quadros, desenhos e uma grande obra do próprio Vilaró. Lá dentro funcionava o seu ateliê, bem no topo da construção.
casapueblo 6
Claro que na saída tem uma lojinha, como todo lugar turístico.

Puesta del Sol
casapueblo 7

O pôr do sol por ali, vale todo o passeio! Recomendo chegar bem antes desse momento, pois não é só você que vai fazer esse passeio…são centenas de pessoas! Ou você chega cedo, toma uns drinks no bar e se posiciona na borda de uma das sacadas para esse momento tão especial…ou realmente vai ser bem desagradável!
Eu comi um pouco de bola, enrolei para ir até um lugar estratégico. Quando chegou a hora do sol começar seu espetáculo, a muvuca era tanta, que resolvi sair de dentro da casa e ir até o penhasco do lado de fora e ai sim curtir aquele momento em paz, em sintonia com a natureza e não levando cotoveladas! hahah

 Hotel e Restaurante
Dentro desse enorme complexo também funciona um hotel e um restaurante.
Las terrazas
Nunca fui almoçar ou jantar lá, mas acho que vale um almocinho mais tarde e ficar para o pôr do sol.
Cozinha internacional.
Club Hotel Casapueblo
casapueblo 3
A arquitetura é incrível, a vista é mais ainda e tenho alguns amigos que já se hospedaram…mas não é muito o meu estilo, pela localização!
É bem distante dos lugares que gosto de ficar, circular e comer (La Barra e José Ignacio).
A Casapueblo fica em Punta Ballena, ou seja a uns 15 km de Punta del Leste e mais longe ainda dos meus lugares preferidos.
Mas aquele penhasco e a vista são muito especiais, quem gosta de ficar meio isolado no hotel, pode ser uma boa!

Carlos Páez Vilaró
casapueblo 5
Pintor, escultor e por que não um arquiteto? Um artista plástico completo e único é como Carlos Páez Vilaró pode ser definido!
Nascido em 1923, em Montevidéu (Uruguai), seu último suspiro foi na sua maior obra e paixão de sua vida. Ele faleceu aos 90 anos, dentro da Casapueblo, onde morou nos últimos anos.
O artista tinha insuficiência cardíaca e lutou contra sua condição até em 2014.
Fora a sua obra reconhecida e premiada internacionalmente, uma das histórias mais marcantes envolvendo o nome do artista, está relacionada a um de seus filhos.
O filho foi um dos sobreviventes de um lendário acidente aéreo ocorrido em 1972, na Cordilheira dos Andes. Os passageiros passaram mais de 70 dias vagando pelas gélidas montanhas e apenas 15 dos 45 passageiros, sobreviveram.

Consideração importante: o lugar é totalmente inviável para pessoas com mobilidade reduzida! Cadeirantes, idosos ou qualquer pessoa com dificuldade de locomoção passa por um belo perrengue. São escadas, corredores estreitos e etc. De coração: não recomendo visitar e nem se hospedar no lugar!

Quanto custa?
A entrada não é gratuita e não é das mais baratinhas. Custa cerca de R$30,00. Eu não lembro o valor em pesos uruguais (moeda local) e a conversão vai depender do câmbio.

Casapueblo
+598 4257 8611
Carlos Páez Vilaró, sem número – Punta Ballena 
Uruguai

Dica: A melhor temporada em Punta del Leste, quando tudo está aberto, o clima é uma delícia e você pode curtir um verão agitado vai de 20 de dezembro até no máximo o Carnaval. Curtíssimo, I know!

– Entenda o melhor lugar para se hospedar e se localizar na região.
– Quer ver uma posada delícia para se hospedar em La Barra? Clica aqui.
– Os melhores e mais descolados restaurantes de “Punta del Leste”, claro que já postei também. Veja  aqui meus queridinhos e imperdíveis.

Para me seguir no Instagram: @projetomestrecuca
Curta aqui do lado esquerdo nossa página no Facebook!

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *