Por Cuca
9 fevereiro, 2015

São Miguel dos Milagres – Restaurantes

capa milagresA culinária do nordeste é uma das que eu mais amo. É tudo muito fresco, apimentado, arretado… do jeito que eu gosto. Usam mais comida e temperos “de verdade”, do que coisas artificiais…e isso meu bem, é um luxooo!
Além de todos esses motivos maravilhosos, os pratos tem como base: farinha de milho, tapioca, farinha de mandioca – e para intolerantes ao glúten (tipo eu) – isso é o céu!
Parece muito elogio? Então deixa eu só te falar mais uma coisa para fechar a introdução desse post: sou louca por São Miguel dos Milagres – ou apenas Milagres para os íntimos – e já fui algumas vezes!
Então venha!

Os lugares são rústicos e super charmosos. Se pegou sapatinho de salto (girls)/tênis (boys) para colocar na mala, já pode devolver. Pegue suas lindas havaianas e/ou rasteirinhas e sejam felizes!
Tô fazendo a “brogueira” de moda né? Mas é só pra vocês não passarem raiva e nem vergonha, tá?

A maior parte dos restaurantes aceita cartão de crédito (diferente da Praia da Pipa). Como os lugares são pequenos e em época de temporada, fica tudo abarrotado, recomendo fazer reserva nesses períodos, ok?

Eu coloquei no título São Miguel dos Milagres, pois a região ficou mais conhecida assim. Mas alguns desses restaurantes estão no pequeno povoado de São Miguel dos Milagres e outros estão na vizinha, Porto de Pedras, ok? É muito pertinho mesmo!

– Restaurante Beijupirá
Praia do Laje – Porto de Pedras
Alagoas – Brasil
(82) 3298 6520 – (82) 9652 1918 
O restaurante fica dentro da Pousada Aldeia Beijupirá e faz parte de uma rede de restaurantes, que leva esse nome. Na minha opinião, é o melhor restaurante da região. A comida é incrívelllll!!!! Assim mesmo, com vários llll e pontos de exclamação! Já me hospedei 2 vezes na Pousada e dessa última vez estávamos com um grupo grande, ficamos vários dias e deu para provar quase todos os pratos do cardápio. Uma mistura de sabores inusitadas e que funcionam, tudo tão perfeito…que a vontade de sair para comer em outros lugares era quase nula! E isso é muito raro acontecer.
O meu prato preferido? Beijucanela – robalo grelhado com canela, molho de tamarindo e arroz com açafrão da terra. Minha sobremesa preferida é o sorvete de coco com sorvete de goiaba. De chorar!!!
O preferido de outros? Camarão à provençal acompanhado de arroz com passas de caju ou esse com roquefort. Para os que não tem problema com glúten, se joguem no bolo de chocolate molhadinho na sobremesa. 

RESTAURANTE BEIJUPIRA 11BEIJUPIRA 14

– Ui Bistro
Rua Nove de Junho S/N  – Povoado Lages – Porto de Pedras
Alagoas –
 Brasil
+55 82 3298-6523

Fica bem coladinho na Pousada Aldeia Beijupirá, dá para ir a pé!
Esse é um dos melhores restaurantes da cidade na minha opinião e de várias pessoas do grupo. Fomos em vários casais e todo mundo saiu super satisfeito.
Ponto alto: hambúrguer de fraldinha (quem comeu alucinou) e arroz de polvo (o melhor que comi em Milagres).
Ponto fraco: o robalo com purê de banana é meio sem graça.
UI BISTRO 11
UI BISTRO 12

– No Quintal
Rua de acesso a praia do Toque – Povoado do toque
São Miguel dos Milagres – Alagoas
Brasil
+55 82 9910-7078
Esse restaurante fica próximo a Pousada do Toque. O lugar é super charmoso – literalmente um quintal – com uma iluminação bem intimista e aconchegante. Todos os ingredientes usados nos pratos são orgânicos e plantados lá mesmo (hortaliças e temperos) e em um outro terreno comprado pelos donos com o intuito de ter sempre tudo fresco. Renata e Lucas moravam em São Paulo e um belo dia cansaram do stress da cidade grande e decidiram se mudar para o paraíso e abrir o restaurante. Nada mal não?
Sobre a comida, há controvérsias. Ele é super bem cotado e achei meu prato gostoso (ponto alto foi o purê de 3 raízes). Não sei se a expectativa do grupo estava muito alta, mas os pratos não achamos nada de excepcional. O conjunto comida + lugar vale a visita, sendo que ambiente agrega mais valor que a comida nesse caso.
RESTAURANTE NO QUINTAL 13RESTAURANTE NO QUINTAL 12

– Luna Bar
Rua Ana Marinho Braga – Porto da Rua – São Miguel dos Milagres
Alagoas –
 Brasil

Comida bem meia boca e o atendimento idem. Nada demais. Fomos lá no primeiro ano que conheci Milagres ( 2011) e sinceramente não tive muita vontade de voltar. Já ouvi elogios e muitas críticas também. O ponto alto é o lugar que é bem charmosinho.

Para almoçar
Os que citei acima são legais para almoçar ou jantar. Já esses dois que vou colocar agora, recomendo apenas para almoçar, pois nem sei se funcionam a noite. Ficam abertos até tarde para o almoço, tipo umas 4 ou quase 5 da tarde (na temporada, tá?).

– Restaurante do Enildo
Sempre foi um dos meus preferidos! Lugar simples, na beira da praia e comida espetacular, para compartilhar mesmo sabe?
Aquele restaurante que você senta de biquini, pós praia, sem frescura, pede uma cerveja (eu não peço mais, no caso) e um almoço servido na mesa para se esbaldar!
Meu prato preferido lá é o Camarão Alagoano. Já vem com arroz, pirão e uma farofinha. Quem quiser, peça de entrada o massunim à vinagrete. É como eles chamam o Vôngole por lá!
ENILDO 11ENILDO 12

– Restaurante/Bar do Tibiro
Porto da Rua (na praia mesmo) –  São Miguel dos Milagres
Alagoas –
 Brasil

Pensa num lugar simples! Pensou? Agora dobra! São mesinhas feitas de madeira, fincadas na areia. Atendimento com sorriso no rosto, fartura e simplicidade na mesa. Amo uma boa moqueca, mas a peixada é famosa.
Aceitam cartão, tá?

Lugares que nunca fui, mas são bem recomendados:

– Manzuá: comida típica e ambiente simples. (Porto da Rua – São Miguel dos Milagres)
– Restaurante do Toque: comida internacional. Fica dentro da Posada do Toque. Recomendadíssimo. (Praia do Toque – São Miguel dos Milagres)
Restaurante da Pousada do Xuê: dizem que é espetacular. Foi aberta recentemente a posada e o chef é um italiano que já passou pelo D.O.M E pelo Emiliano. Fiquei na vontade!  (Praia do Patacho – Porto de Pedras)

Fechou:
– Chez Domi
Era um dos meus restaurantes preferidos. Dentro da casa de um francês, com pouquíssimas mesa e super exclusivo. O lugar tinha uma vista de tirar o fôlego e a comida muito boa. Super atenciosos os donos, mas pouco divulgado e difícil acesso. Fechou há uns 2 anos. Então não adiante procurar, que não vai rolar!
A boa notícia, é que o Dominique abriu o mesmo restaurante em Santo Antônio do Pinhal, próximo a Campos do Jordão (SP). Quem estiver por lá, vale a visita!

– Tá em dúvida do lugar para se hospedar, se joga na Beijupirá! Amo de paixão!
– Vai para Trancoso na Bahia? Aqui tem uma lista com todos os lugares por lá também!
– Se for para a Praia da Pipa no Rio Grande do Norte, não pode deixar de ler essas dicas valiosas!
– Também não sabe onde se hospedar na Praia da Pipa, o Hotel Sombra e água Fresca é uma excelente opção!

Para me seguir no Instagram: @projetomestrecuca
Acompanhe nosso Facebook: Projeto Mestre Cuca

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *