Por Cuca
19 junho, 2016

Meu pé cresceu após a gravidez…e agora???

pe cresceu depois gravidez blog cuca martinsDurante a minha gravidez estava uma calor senegalês. Eu vivia no ar condicionado, pois estava de repouso e as poucas vezes que saia de casa usava rasteirinha aberta.
Logo após minha filha nascer, deu uma esfriadinha e tive que colocar uma sapatilha para ir ao pediatra e…ops, apertada! Tentei outra…apertada!
Coloquei qualquer coisa e sai correndo de casa.
Bom, aos poucos voltei a sair e toda vez que ia colocar um tênis, reparava que não servia. As botas não serviam, as sapatilhas também não. Ou seja, todos os meus sapatos fechados não serviam mais!
O que estava acontecendo???
Não, eu não estava inchada! Meu pé estranhamente havia crescido!
Eu falava para algumas pessoas e elas riam de mim. Até que resolvi postar uma mensagem em 2 grupos de mães no Facebook, contando que meu pé havia crescido. Para minha surpresa, mais de 60 mulheres comentaram em cada grupo e sim, era possível!
E acabei descobrindo que pesquisadores publicaram um estudo sobre o tema: “Gravidez e a alteração do tamanho dos pés!”
Se você também virou “Maria sapatão” pós parto, venha ver!

Depois que você vira mãe, você começa a entender que esse é um universo paralelo e que apenas outras mães podem te entender! haha
Eu já estava a ponto de matar um, quando eu falava que meu pé tinha crescido e me falavam que eu estava inchada ou era impressão minha.
NÃOOOO! Eu não inchei na gravidez! Eu inchei no pós parto, mas depois de 1 semana já havia voltado ao normal. O pé tava maior mesmo. Só aqueles sapatos e tênis maiores (sim, de vez em quando quem não compra um numerinho maior errado, né?) ainda serviam.
Ai postei em dois grupos uma mensagem, com a esperança que alguma mãe se solidarizasse com a situação.
A mensagem era mais ou menos assim…não lembro exatamente!
“Gurias, o assunto é pé! O de mais alguém cresceu depois da gravidez?
Eu já não era uma Cinderela…tô mais para Maria Sapatão mesmo, calço 39. Agora nada mais me serve! Fui pra 40!
Se eu engravidar mais 2 vezes vou calçar 42???
O pé de alguém voltou ao “normal?” Quanto tempo depois?”

Eu achei que se houvesse 1 comentário na mensagem em cada um dos grupos, já seria muito! Para minha surpresa, foram mais de 60 comentários em cada um. Sendo assim, foram mais de 120 respostas!
E qual é a conclusão disso?
1.Sim, o pé de mais de 120 mulheres cresceu durante/após a gravidez! 
2. Apenas umas 5 mulheres relataram que o pé voltou ao número normal. Uma levou 1 mês, outra 3, outra 6, outra 1 ano…teve até uma que disse que levou 3 anos. Haja paciência! Imagina guardar o sapatos 3 anos?
3. A grande maioria disse que o pé cresceu apenas 1 número, independente das vezes que engravidou.
4. Umas 15 disseram que o pé aumentou 1 número em cada gravidez! Ferrou!!! 
5. Conclusão: Eu não sou louca.
6. Existe um estudo que explica isso!

Em abril de 2013 foi divulgado um estudo provando que as mulheres não estavam loucas: sim, a gravidez pode alterar permanentemente o tamanho dos pés das mulheres.
Segue a matéria publicado pela revista Crescer em abril de 2013.
“O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.
O estudo acompanhou 49 gestantes, cujas medidas dos pés foram registradas no primeiro trimestre da gestação e cinco meses após o parto.
Para 70% delas, o pé tornou-se mais comprido e mais largo.

“Já tinha ouvido mulheres falarem que mudaram o tamanho do sapato por causa da gravidez, mas não havia nenhuma referência a isso em livros ou publicações científicas”, afirmou em nota Neil Segal, professor de ortopedia e principal responsável pelo estudo.
“Para estudar essa evidência de maneira mais científica, medimos os pés das mulheres. Descobrimos que a gravidez leva, de fato, a uma mudança permanente no pé”.

Pé chato é um problema comum na gravidez, por conta do peso extra e da maior frouxidão das articulações associadas aos hormônios.
A novidade é que, após a gravidez, o pé não volta 100% ao normal, como acreditavam os médicos.
A pesquisa será publicada na edição de março da revista científica American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation.

A pesquisa mostrou que, em média, a altura e a rigidez do arco da sola do pé diminuíram entre as duas medições (primeiro trimestre e cinco meses após o parto).
Eles verificaram aumentos no comprimento do pé de 2 a 10 milímetros – ou seja, o sapato pode aumentar um número!
O estudo também sugeriu que a primeira gestação é a responsável por essas mudanças, e que as demais não causariam mais alterações significativas na estrutura do pé.

Neil Segal já planeja novos estudos para descobrir se essas mudanças levam a problemas como artrite quando a mulher chega a uma idade mais avançada. “Sabemos que as mulheres, especialmente as que tiveram filhos, são mais afetadas por problemas osteomusculares.
Pode ser que essas mudanças nos pés ocorridas durante a gravidez ajudem a explicar por que as mulheres têm mais risco que os homens de ter dor e artrite nos pés, joelhos, quadris e coluna”, explicou.”

Ou seja amiguinha, estamos ferradas!
Vamos lá comprar sapatinhos novos, praticar o desapego e rezar para na próxima gravidez não subir mais 1 número! hahah
Está mais do que provado pela minha pesquisa informal e pela oficial, que o pé pode crescer. Infelizmente…
Aconteceu com você? Tá aliviada com o que leu?
Tamo junto!

Para me seguir no Instagram: @cuca_martins
Snapchat: cuca_martins
Facebook: Curta aqui do lado esquerdo

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *