Por Cuca
26 fevereiro, 2016

Enxoval de bebê: lista de roupinhas e acessórios

enxoval bebe roupas blog cuca martins eua
Eu decidi dividir em 3 partes a lista de enxoval para não apavorar vocês! hahah
Na verdade, acho mais fácil separar: roupas, objetos/utensílios e mãe, pois tem bastante coisa.
Vou colocar a lista que normalmente se usa quando fazemos enxoval nos EUA.
Para quem não sabe, costumamos comprar roupinhas para 12 meses…E por isso, a lista é longa.
Quando resolvi fazer meu enxoval por lá, recebi milhões de planilhas, quase fiquei louca. Não tinha nem ideia do que era metade das coisas! hahah
Bem, como toda boa virginiana estudei tudo e fui montando a minha e comprando a maioria das coisas básicas de roupinhas pela internet, no site da Carter’s (principalmente) e mandei entregar na casa de uma amiga em Miami.
Expliquei de forma bem didática a questão dos tamanhos e estações do ano. Super importante para mães de primeira viagem!
Além de outras diquinhas legais.
Vamos lá?
Primeira dica importante: faça a conta dos meses e estações do ano, para não errar na compra das roupas!

– Tamanhos
 A classificação dos tamanhos americanos é P prematuro (nos EUA premiére) – RN recém nascido (nos Estados Unidos NB – new born) – 03 – 06 – 09 – 12
Isso significa, que teoricamente o número RN deveria servir até o bebê completar 3 meses. A roupinha de 3 meses servir até o bebê completar 6 meses… e assim por diante!
Mas não é bem isso que acontece… tudo vai depender do tamanho do seu filho e a velocidade que ele cresce. E não tem regra!!! A gente nunca sabe se o baby vai nascer pequenininho ou enorme e como ele vai ganhar peso ou crescer.

Atualização: Gente, essa história de tamanho de roupa é uma ZONA!!! Sophia usou RN até 1 mês e a partir dai começou uma confusão. 
As roupas da Carters não fazem o menor sentido a numeração. Com 1 mês, minha filha usava tamanho 3. Com 2 meses tava no tamanho 6. Com 4 e 5 meses ela usava 9 e 12 meses.  
Virou o samba do crioulo doido. O que me salvou, foi que minha cunhada tinha dado muitaaa roupinha das minhas sobrinhas e tinha estações trocadas com o que comprei.
As roupas da Ralph Lauren tem mais sentido a numeração.
A numeração brasileira é a mais próxima. As coisas da Paola da Vinci dão certinho de acordo com a idade.

– Comprar ou não roupas RN?
A quantidade de roupas do tamanho RN foi uma coisa que me gerou muitas dúvidas. Algumas amigas me falaram pra nem comprar ou comprar bem pouquinho, porque quase não usa. Usaram no máximo 20 dias. Outras amigas me falaram que era uma roubada não comprar ou comprar pouco, porque elas fizeram isso e se ferraram, pois acabaram usando quase 3 meses a numeração RN nos filhos. Não consegui chegar a conclusão nenhuma, mas prefiro sempre que sobre, do que falte. Para completar, passei a gravidez inteira com quase certeza que minha filha seria prematura, então acabei comprando bastante RN achando que usaria (já tô de 38 semanas! hahah). Acho que vai sobrar bastante RN sem usar, pois a baby já tem mais de 3 kg e tá bem grandinha. Mas não reclamo jamais disso, considero uma benção, não é mesmo?

Atualização: Minha filha nasceu com quase 3 kg e usou RN por 1 mês certinho. No começo, as roupinhas ficavam grandes. Com 20 dias estavam perfeitas e com 1 mês ficaram pequenas.
Eu achei que valeu muitooo a pena ter comprado RN. Ela tinha uns 8 ou 10 macacões e usou muitoooo. Nesse primeiro mês suja muita roupa. Fazem muito cocô, fralda vaza, pois ainda não sabemos a melhor e por ai vai. 
Não recomendo comprar nada além de macacão de malha e coisas bem básicas (body e meia) para esse começo, pois não vai usar nada além disso.

– Estação do ano
Não adianta nada sair comprando roupinhas igual uma louca e não fazer as contas dos meses do bebê X estação do ano. Caso contrário, você corre o risco de comprar tudo errado… casaco pra usar em dezembro e biquíni para julho! hahha

Atualização: Recomendo fazer um mix de frio e calor com as compras de cada idade, pois é quase impossível acertar o tamanho e a estação. Principalmente se for da carters.

Como fazer a previsão idade x estação do ano x mês do ano?
Você tem que pegar a data da previsão do seu parto e a partir dai, fazer a planilha ou tabela.
Vou dar o exemplo com a previsão de nascimento para março, ok?
Começa com a idade (meses) que seu baby vai ter, em quais meses do ano e qual estação.

– Tabela modelo
IDADE – MÊS – ESTAÇÃO DO ANO
RN ou NB – (MAR –JUN) – OUTONO
03 MESES – (JUN-SET) – INVERNO
06 MESES – (SET-DEZ) – PRIMAVERA
09 MESES – (DEZ- MAR) – VERÃO
12 MESES – (MAR-JUN) – OUTONO

– Use para fazer a sua tabela:
Estações do ano (Hemisfério Sul) 
Primavera: 1 setembro até 30 novembro
Verão: 1 dezembro até 28 fevereiro
Outono: 1 março até 31 maio
Inverno: 1 junho até 31 agosto

– Lista básica: o famoso TEM QUE COMPRAR
A lista que vou colocar aqui é para quem for fazer o enxoval nos EUA e tudo isso pode ser comprado na Carters (preço ótimo e qualidade idem) pelo site ou pessoalmente na loja. Tem várias promoções no site, então fique de olho.

-Body (bodysuits em inglês)
– 1 pacote de body branco manga longa (vem com 5 unidades) – comprar 1 pra cada idade RN/3/6/9/12
– 1 pacote de body branco manga curta (vem com 5 unidades) – comprar 1 para cada idade
– 1 pacote de body colorido ou estampado manga longa (vem com 5 unidades) – comprar 1 para cada idade
– 1 pacote de body branco regata (vem com 5 unidades) – comprar 1 para cada idade, a partir de 3 meses até 12
PS: Você pode ter achado muito a princípio, mas em todas as listas que peguei a quantidade era essa. De acordo com as mães, body branco é a coisa que mais usa.
Claro que você pode comprar mais ou estampados, de acordo com o que quiser. Mas a lista branca é o tem que ter.

Atualização: Achei muito importante a história dos bodys e usa muito. O que acontece é que quando está calor acaba faltando um pouquinho de manga curta e sobra de manga longa. No frio o contrário é válido. Mas essa quantidade que coloquei dá legal.

– Mijão/ Culote/ Calça Moletom
O mijãozinho ou culote com pé, você não vai achar no site da Carter’s e dificilmente nos EUA. Comprei tudo em loja de bebê aqui no Brasil. Na verdade, comprei 6 RN por causa da lista da maternidade (publico em breve) e uns 3 do tamanho P brasileiro, que é tipo o 3.
Calça de moletom (pants) comprei 1 ou 2 para cada idade no site da Carter’s, a partir de 3 meses. Tem um pack que vem 2 cores que custa uns 10 dólares (2 pack pants). São bem confortáveis.
Comprei pouca dessas, porque a minha é menina e acabei comprando leggins para ela sair e mais vários conjuntinhos básicos que já tinha calça também. Mas talvez, mãe de meninos, vale comprar um pouquinho mais. Tipo 3 para cada idade.

Atualização: Até uns 3 meses não achei prático usar 2 peças, tipo calça e body. Acho mais prático macacão de verão ou inverno.

– Macacões/Pijaminhas ( vai estar em Pajamas ou One piece)
Macacões básicos que fica em casa, dorme, dá até pra sair na rua (nada muito chic) são mega, ultra úteis.
Você acha na opção com botões, zipper, com pé ou sem. E ai meu bem, vem outra vez a polêmica.
O com zipper é definitivamente mais prático, do que fechar 20 botões. Ainda mais para mães de primeira viagem. Mas não pode esquecer de colocar um body por baixo, porque tem mãe que fala que o zipper pode arranhar o baby.
Com pé é bem mais prático, porque não precisa colocar meia e nem culote (se não estiver frio), mas ao mesmo tempo…acaba “perdendo” mais rápido, se o baby for cumpridinho.
Minha dica: compre meio a meio. Foi mais ou menos isso que fiz…

Macacão com pé manga longa – comprar aproximadamente 06 – RN
Macacão com ou sem pé manga longa – comprar entre 06 e 08 – 03 e 06 meses (usa muito nessa idade)
Macacão com ou sem pé manga longa – comprar uns 04 – 09 meses
Macacão com ou sem pé manga longa -comprar uns 02 – 12 meses
Atualização: Realmente, nos primeiros dias eu achava mais prático o macacão de zíper, depois comecei achar o de botão.
Se eu puder dar um conselho é: compre os de botão. Por quê?
Os de zíper você perde mais rápido e você tem que abrir a roupa inteira para trocar fralda (e se estiver frio é bem ruim isso). Os de botão são bem mais práticos e perde menos rápido.
Na Carters tem uma coisa doida que é o seguinte: cada tecido de macacão, o macacão da mesma numeração dá diferença de tamanho. Tipo o de algodão, de fleece e atoalhado do mesmo tamanho, medem tamanhos diferentes. Loucura total. Ahh e os modelos masculinos são um pouco maiores.
Ahhh eu compraria cerca de 8 macacões de cada idade até 12 meses, pelo menos. Tive que comprar mais de 9 e 12, pois a Sophia está com 5 meses e já usa essa numeração.

Esses macacões é o que mais uso.

Macacão curtinho malha manga curta – comprei só 1 para RN/03/06
Isso porque é menina e comprei vestidinhos e shortinhos e etc. Mas caso não vá comprar essas coisas ou for um menino, compre no mínimo uns 03 para as estações quentes (primavera e verão)
Atualização: Compre uns 2 ou 3 de cada tamanho. Peguei um super calor com a Sophia no começo e me fez muita falta. No inverno não tenho usado, mas se tiver pode guardar para um próximo filho ou vender. Acho melhor do que faltar.

Tecido
Preste atenção no tecido, de acordo com a estação! Verão e etc, escolha os de algodão (cotton) e nos meses mais frios, pode escolher mais quentinho, tipo flanela (fleece).
Atualização: Faça um mix de todos os tecidos. Compre 2 ou 3 de algodão, 2 ou 3 de fleece e 2 ou 3 atoalhado.

– Pijama 2 peças (Pajamas)
Comprei 2 para 12 meses apenas. As outras idades, o macacãozinho vai melhor…
enxoval bebe roupas blog cuca martins 32

– Luvas (gloves)
Se o lugar que você mora for muito frio, compre umas luvinhas para seu baby. Caso contrário, você vai precisar de 2 ou 3 pares (no máximo) para usar no recém nascido. Faz parte da lista da maternidade.
Eu comprei 2 pares de luvinhas branquinhas de algodão, em loja de enxoval de bebê aqui no Brasil e minha cunhada me deu uma amarelinha. Pronto.
No site da Carters tem, vi um pacote de 3 por 5 doletas…mas são estampadas. Tem também as mais preparadas para o frio.
Atualização: Compre luvas! Eu tive que sair correndo para comprar para minha filha. A mãozinha congelava nos dias frios.

– Gorro/boné/chapéu (hat)
Mesmo caso… acho que se você morar em lugar frio ou achar necessário, compre uns gorrinhos. Tem gente que leva pra maternidade uns basiquinhos de malha também.
Sobre boné, acho que mães de meninos curtem.
Chapéus de sol, tem atualmente uns de piscina com proteção solar bem legais. Você pode comprar nos Eua ou no Brasil, tem várias marcas. Vou comprar aqui, na época que ela for pra piscina.

– Conjuntinhos calça + body ou 3 peças (Sets)
Tem opções para meninos e meninas. Com estampas bem bonitinhas e um precinho bom, vem 1 calça e 1 ou 2 bodys (manga longa e curta), pode ser um colete ou um casaquinho.
Acho que vale a pena, pois são roupinhas do estilo básico e confortável, mas com uma carinha até mais arrumadinha (depende da que você escolher).
RN – 2 conjuntinhos
03 – 09 meses – entre 03 e 05 conjuntinhos
12 meses – 02 ou 03 conjuntinhos
Leve em consideração a estação do ano, tá?
Atualização: até os 3 meses achei um trampo colocar esses conjuntinhos. Acabei colocando só pra não perder. Compraria um ou outro bonitinho só para tirar uma fotinho e tal na numeração 3 e 6. Depois disso, começa até a usar mais. 

– Camisetas manga longa ou manga curta
Tem mães que só usam body na criança até uns 9 meses e a partir dai começam a por camisetinhas. Se for seu caso, compre 3 camisetas de manga longa e umas 3 de manga curta para 09 e 12 – vale olhar a estação do ano.
Se você curte camisetas desde pequeno, compre a partir dos 3 meses.
Atualização: Camiseta comecei a colocar nela com uns 4 meses e mesmo assim sobe, não é prático. Acho que é melhor para criança maiorzinha mesmo. Então, se quiser muito alguma legal, vai ser mais pra tirar foto e é válido. 

– Calça jeans
Me falaram que não é a coisa mais confortável do mundo, mas para sair vale.
Comprei 1 para cada idade, sendo que algumas idades comprei a legging imitando jeans (vantagens das meninas).
Atualização:É realmente uma roubada essa história da calça jeans. Tô perdendo tudo. Até hoje, minha filha usou uma legging jeans 1 vez. As calças de rn, 3 e 6 já perdi sem usar.
enxoval bebe roupas blog cuca martins 8

– Shorts
Mais uma vez vai depender da estação do ano e do sexo do seu baby.
Comprei 1 ou 2 para uns 9 meses que vai ser o verão… meninos usam mais talvez. Avalie.

– Casacos de lã ou moletom ou mini parcas
Moletom: bom ter 1 ou 2 bem confortáveis para o inverno (os da GAP são assim)
Casaco de lã: se você gostar, tenha 1 ou 2 para colocar por cima das roupas de inverno
Casaquinho de malha ou linha: 1 ou 2 neutros para outono ou primavera
Casaco pesado: 1 para inverno e depende do lugar que você mora.
Atualização: A Sophia começou a usar uns casacos com zíper com uns 3 meses. Eu não gosto muito de zíper, pois pode machucar. Masss ela tem uns fofos e acabo pondo pra sair. Pra ficar em casa, jamais!
Comprei alguns casacos tido trench coat e gosto bastante, pois pode jogar em cima de várias roupas. Casaco de malha e botão tem algum. Malha fechada não é tãooo prático, pois tem que passar pela cabeça, mas ela tem algumas.

– Sapatos e meias
Uma das dicas mais valiosas: não invista muito e não compre muitos sapatinhos para as crianças até a idade que começam a andar ou um pouco antes (tipo até 9 meses ou 1 ano)! 90% dos bebês odeia usar sapato! Eles arrancam, jogam no chão, se incomodam e etc.
Qual a solução?
Você encontra meias super fofas que imitam sapatinhos, para meninos e meninas. Tem várias cores e modelos.
Você acha umas no site da Carter’s (tem só de menina e pouca opção de modelo), tem na Trumpette (americana) e tem da Letiti aqui no Brasil mesmo, vários modelos muitoooo fofos para menino e menina.
Tem listas que falam para comprar meia calça de meninas, 1 para cada idade.
Sobre tênis e sapatinhos, se não resistir, compre 1 para cada idade!
O que eu comprei: 2 micro All Stars e 2 baby mocks (que são uns sapatinhos que acho super cool e meu marido achou uóoo de feio).
Ganhei: Já ganhei alguns sapatinhos super fofos de amigas, quando souberam que eu estava grávida. ganhei uma caixa com 10 sapatinhos de recém nascido feitos a mão por uma prima. Coisa mais linda (em todos os sentidos) do mundo. E ganhei uma caixa com mais de  20 pares, de diferentes números, de sapatos que eram das minhas sobrinhas. A maioria sem uso!
Resumindo: Não compre sapatos! Até andar usa muitoooo pouco ou nem usa AND pode ser que você ganhe vários.
Atualização: Continuo com a mesma opinião. Usei e uso muitoooo as meias que imitam sapatinhos. São fofas e super práticas. Perdi todos os sapatinhos que ela tinha até 5 meses, pois nunca uso. A única coisa que coloco nela às vezes é um All Star rosa que amo. 

– Babadores (bibs)
Comprar uns 10 de tecido. Mas compre também uns 4 plastificados que não molham e são fáceis de limpar (Skip Hop tem uns fofos)
Atualização: quanto maior o babador, melhor! Na fase de regurgitação ajuda bastante.

– Cueiros (Swaddles)
Cueiros é tipo uma fralda bem grande de tecido para você enrolar o seu bebê e fazer “charutinho”. Nos Estados Unidos, a maioria das mães faz isso. É uma forma de deixar o bebezinho mais calmo e etc. E depois você pode usar como um cobertorzinho leve de berço ou carrinho. Como são bem grandes, rola até uns 2 ou 3 anos. Tem várias marcas legais nos EUA e comprei vários.
Tem uns que já vem o “charutinho” pronto e você só enfia o bebê dentro.
Atualização: Superrrr recomendo comprar! Usei muitoooooo!!!!! A Sophia só dormia enrolada no cueiro até 2 meses. Vou fotografar um tutorial pra ensinara fazer bem fácil.
Fazia com as fraldonas, não usei os charutinhos prontos.
Amo meus swaddles e uso até hoje para cobrir, levar no carrinho e etc.

– Fraldas de ombro e boca
No Brasil tem umas mais caprichadinhas, que combinam ombro e boca e que você pode mandar bordar. Comprei uns 8 conjuntinhos aqui no Brasil e ganhei vários também.
Nos EUA comprei uns paninhos mais baratinhos e “vagabundinhos”, porque usa muito. Então, se quiser comprar, compre esse tipo por lá. Tem uma marca que chama Gerber, que além de roupas baratinhas, tem os burp cloths (que é o paninho de ombro).

– Maiô, sunga ou biquíni
Comprei aqui no Brasil apenas 1 maiô de 06 meses – que no caso será o começo do verão e a idade que imagino que poderei levar minha filha na piscina. Acho que quem for comprar compra 1 unidade ou espera precisar e compra.

– Lista opcional
Aqui tem umas coisinhas complementares para meninos e meninas.

– Macacão tipo jardineira curto ou longo
Acho bem fofo e dá para menino e menina.
Comprei 1 para cada idade, de acordo com a estação. Tem jeans, colorido e até de malha.

– Jaqueta jeans
Combina com tudo. Legal ter 1 para 06 meses, 09 ou 12.
Eu acabei comprando numeração errada, uma de recém nascido… :/ Vai perder super ráido. Vou ter que tirar pelo menos 1 foto! hahah

– Vestidos
Eu amo vestidos. A única ressalva é que  a partir de uns 9 meses, elas começas a engatinhar e o vestido não é a coisa mais prática… mas a minha vai estar no alto verão de dezembro e janeiro. Sinto muito, mas comprei vários! hahah
Vestido fica muito a critério da mãe. Até os 3 meses as crianças saem muito pouco, então ficam mais com macacão pijaminha…mesmo assim comprei alguns vestidos fofos.
A partir dos 6 meses, já dá pra gente se empolgar um pouco mais.
Vestidos de festa a gente acaba ganhando um monte… então não precisa investir muito nisso.
Eu comprei uns bem lindos na Carter’s (vários vinham com casaquinho junto) e OshKosh, mas com preço bom. Minha mãe trouxe uns mais “chicosinhos” de uma loja linda que chama Janie and Jackie que tem em Miami… enfim, presente de vó!
Atualização: Aiii eu ponho vestidos para minha filha sair. No frio ponho body e meia calça por baixo. Mas um conselho? Não exagere! Nos primeiros 6 meses você vai acabar saindo e usando bem pouco! Acredite! 

– Legging
As meninas ficam super moderninhas de legging combinando com uma faixinha de cabelo, são práticas e confortáveis.
Comprei a partir de 3 meses, umas 3 ou 4 por idade e por isso comprei menos calça das básicas da lista lá de cima.
Atualização: Se arrependimento matasse, eu tava era mortinha. Legging é uma coisa zero prática nos primeiros meses. Já perdi todas de RN, 3 e 6 sem uso. Agora com 5 meses que de vez em quando uso mais na Sophia, mas não curto muito ainda. Não é muito prático para trocar a fralda…
enxoval bebe roupas blog cuca martins 9

– Óculos de sol (sunglasses)
1 unidade. Procure o que tem proteção UVA e UVB.
Atualização: Tinha comprado 1 só e achei tão fofo que agora comprei váriosssssss. hahahha

– Laços, faixas e enfeites de cabelo
Fica a critério de cada mãe.
Atualização: Comprei milhôes de faixas de cabelo, ou melhor, de careca para minha filha e amo. Fica super descolado e virou a marca registrada dela! haha

Gente, acho que é mais ou menos isso… hahha
No próximo post falo de carrinhos, coisas de banho, babá eletrônica e etc.

Para quem tem dúvidas sobre enxoval nos Estados Unidos, já fiz posts explicativos:
– Enxoval nos EUA: Vale a pena?
– Consultora de enxoval: como funciona?

Ahhh vou colocar mais pra frente a lista de roupinhas e coisas de maternidade também! Guenta ai meu povo!

Para me seguir no Instagram: @cuca_martins
Curta nossa página no Facebok aqui do lado esquerdo

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentário:Enxoval de bebê: lista de roupinhas e acessórios

  1. Tatiane Lima

    Parabéns cuca. Amei suas dicas.

  2. Nat

    Amei!!! Obrigada 💕

  3. Marcio

    Opa

    Curti muito esse blog.

    Cumprimentos!

    Marcio Henrique do Guia do Somatodrol

  4. Jaqueline Oliveira

    Boa noite Cuca!

    Estou fazendo a lista do enxoval e adorei suas dicas!! Estou me baseando por elas. Depois quando você tiver tempo me diga se essa quantidade de roupas para recém nascido foram suficientes para a Sofia. Perdeu muita coisa? Usou ate os 3 meses?
    Só isso.
    Obrigada. E parabéns! Estou amando suas dicas!!

    • projetomestrecuca

      Oi Jaqueline!
      Vou fazer um post sobre numeração das roupas porque é uma loucura!
      Mas vou te adiantar.
      A sophia nasceu com 3 kg e usou Rn até uns 25 dias. Mas foi superrr importante e ela usou muito. No começo fazem muitoooo coco, suja muita roupinha. Vale muito a pena viu?
      Acho que ela tinha uns 8 ou 10 macacões.
      Os bodys de rn usei pouco porque estava calor e acabava colocando o macacao inteiro apenas. Se estiver frio acaba usando.
      A partir dai a númeração fica uma zona. As roupas da Carters são zuadas de umeração. Ela com 3 meses já usava 6. Agora com 5 usa 9 e 12 meses de macacão e 6 meses de body…

      • Jaqueline Oliveira

        Menina que loucura!! rs
        Mas obrigada, já dá para ter uma idéia. Viajo agora no final do mês com um pouco mais de noção dessas roupas RN.
        Obrigada!
        Bjim

        • projetomestrecuca

          Tô meio em falta com as atualizações do blog. Mas vou tentar escrever sobre os objetos importantes

  5. Patricia

    Olá querida!
    Adorei suas dicas!
    Você comprou Roupinhas após 12meses Tb?
    Faz um post com a listinha 😃

    • projetomestrecuca

      Então… comprei algumas coisas pela Internet e mandei para casa de umas amigas nos Eua. Mas muito pouca coisa ainda. Minha bebê está com 5 meses!