Por Cuca
14 janeiro, 2016

15 formas de usar o óleo de coco para cuidar da beleza e da saúde

15 formas de usar oleo de coco beleza saude blog cuca martins
O óleo de coco já é um antigo conhecido na bancada da cozinha e em várias dietas.
O que muitos não sabem, é que ele também deveria ter um lugar privilegiado na pia do banheiro e nos cuidados com a beleza e a saúde.
O óleo de coco tem ácido láurico e ácido cáprico. Possui ação bactericida, antiviral e fungicida. Tem ainda, vitamina E, que ajuda muito a  melhorar ou manter a pele e cabelo mais saudáveis.
Viu só?! Cuca é cultura…às vezes útil, outras inútil…hahah
Eu uso óleo de coco há alguns anos para várias coisas: pele, cabelo, boca…então sempre tenho um potinho no banheiro ou na mala de viagem.
Se você ainda não conhece as funções, vem ver!

CORPO

1. Hidratante corporal
Amo e super uso como hidratante. A pele fica bem gostosa e o cheiro sai rapidinho.
Passo no pós banho, com o corpo ainda molhado e depois me enxugo

2. Pós sol
Além de hidratar, ainda acalma a pele em caso de queimadura mais chatinha.

3. Creme depilatório
Passar o óleo de coco antes de depilar a perna ou o braço com a gilete. Ele faz o papel de uma espuma de depilação, deixa lisinho e protege.

4. Esfoliante corporal
Só misturar óleo de coco com um pouco de açúcar (pode ser branco, mascavo ou demerara – depende da textura que desejar) ou sal (pode ser fino ou sal grosso). A quantidade de sal ou açúcar vai depender da sua vontade. Vá dosando e vendo como prefere.

PS: Existe algumas indicações da utilização do óleo de coco para melhorar ou ajudar no tratamento do eczema e psoríase. Quem tiver interesse, google ai e converse com seu dermato. Normalmente médicos da linha mais natureba estão mais familiarizados.

ROSTO

5. Removedor de maquiagem ou demaquilante

É muitooo bom demaquilante. Tira toda maquiagem do olho, inclusive aquele rímel chato que gruda, sabe? A base sai todinha também. E não agride a pele.
É só passar um pedaço de algodão no óleo e depois remover a maquiagem. Depois do rosto limpinho, lavo com algum sabonete de rosto.

6. Hidratante 
Quando viajo, invés de levar mil produtos para corpo e rosto, levo o óleo de coco e acabo utilizando para várias coisas, entre elas hidratante facial.
Não deixa a minha pele oleosa não. Hidrata e fica tranquila.
Muita gente usa o óleo de coco para tratar espinhas sabiam? Parece estranho, mas lembra que expliquei lá em cima que ele tem ação funcidida e antibactericida? Então… Eu nunca usei para espinhas, porque não tenho, mas a idicação é deixar agindo uns 20 minutinhos e depois lavar.

PS: Já li várias matérias em sites gringos dizendo que o óleo de coco ajuda a alongar os cílios. Igual aqueles produtinhos mega caros, sabe? Eu nunca usei, mas dizem que é só passar no cílios e com o tempo crescem e engrossam. Se alguém testar e der certo me conta, tá?

7. Esfoliante facial
Mesmo esquema do esfoliante corporal. Só misturar óleo de coco com um pouco de açúcar (pode ser branco, mascavo ou demerara – depende da textura que desejar) ou sal (pode ser fino ou sal grosso). A quantidade de sal ou açúcar vai depender da sua vontade. Vá dosando e vendo como prefere.
Eu prefiro usar açúcar no rosto e ainda coloco mel, de vem em quando.

BOCA E DENTES

8. Oil Pulling
Já fiz um post inteirinho dedicado ao oil puling. É uma técnica muito legal, que além de cuidar da saúde bucal, melhorando problemas de gengiva e até mau hálito, de quebra ainda deixa os dentes mais branquinhos.

9. Lip balm
Uso no lugar do lip balm ou manteiga de cacau. Deixa a boca bem hidratadinha.
Uso mais em viagem mesmo, quando tô na praia tomando muito sol, porque fora dessa situação, minha boca não resseca muito. Quer dizer, na gravidez ressecou bastante.

CABELOS

10. Gel
Eu amo usar óleo de coco como gel. O cabelo prega na cabeça igual gel, fica ótimo e não danifica os fios com produtos químicos. Às vezes uso o óleo de coco pra deixar o cabelo bem alinhadinho e depois um pouquinho de spray…não despenteia nem com um tornado!

11. Anti- frizz ou “silicone”
Dá super para usar para abaixar aqueles cabelinhos arrepiados ou na ponta do cabelo ressecada, tipo silicone.
Cuidado para não exagerar na quantidade e “ensebar” o cabelo. Use bem pouquinho, hein?!

12. Máscara de hidratação para os cabelos
A utilização do óleo de coco como máscara de cabelo ficou mais conhecida aqui no Brasil, depois que a linda/musa da Yasmin Brunet falou que usava no cablo deuso dela. Mas lá fora já é conhecida faz tempo.
É só espalhar óleo de coco pelo cabelo, deixar por um tempo e depois lavar. Eu passava bastante antes de andar de bicicleta, pois na volta ia lavar de qualquer jeito…então deixava agir enquanto pedalava no parque.

PS: O Óleo de coco pode ser usado como anti caspa ou ajudar no tratamento da dermatite seborréica! Quem tiver interesse, o velho Google e o dermatologista podem ajudar a esclarecer.

PÉS, MÃOS E UNHAS

13. Hidratante de cutícula

Não sei se o nome é esse, mas serve para hidratar a cutícula e aquelas pelinhas em volta da unha, sabe?
Eu fico séculos sem fazer unha na manicure e – confesso – fico futucando as cutículas. Dai as vezes fica um trem meio arrepiado e passo para ficar melhor.

14. Creme para os pés
Pé ressecado, zuado e tal… comece a hidratar com óleo de coco. Não faz milare do dia para noite, mas vai melhorando. Para dar mais efeito, passe o óleo e depois ponha uma meia para dormir.

15. Creme hidratante para as mãos
Acho que nem precisa explicar , né? haha

BEBÊS e MAMÃES (ainda não testei)

Resolvi colocar 2 itens de “lambuja” (expressão mais idosa, eu sei). Eu ainda não utilizei, mas vi nos sites gringos naturebas que eu fuço e resolvi dividir, com quem interessar possa. Em breve devo testar e conto.

16. Creme anti assaduras de bebê
Já li várias mães (da linha mais natureba, óbvio) dizendo que usam o óleo de coco no lugar da pomada, para limpar a bundinha ou mesmo para tratar as assaduras.
Confesso que estou bem tentada a usar. Já comprei aquelas famosas: Bepantol, Desitin e uma da Granado…mas minha parte natureba, está querendo muito testar o óleo de coco quando a baby nascer!  haha Por sinal, depois faço um post sobre as pomadas também.

17. Creme para rachaduras e machucados nos seios
Nessas minhas passeadas pela internet, também vi indicações para usar na recuperação dos seios, quando eles ficam machucados durante o período de amamentação. Também já comprei a pomadinha mais famosa no que se refere a preparo e tratamento dos mamilos, a Lansinoh, mas fica uma segunda alternativa, já que a pomadinha é carinha.

Bom, é isso meu povo e minha pova! Espero que tenham gostado. Quem souber de outras funções bacanas, comente aqui no site.
Eu dividi com vocês tudo que uso e faço com esse óleo 1001 utilidades. Não acaba nunca, né?

Dica finail: se puder, opte pela versão orgânica do óleo de coco! 🙂

Outras dicas de beleza aqui no site:
– Oil Pulling
-Protetores solar com base
– Sutiã de orelha -solução para orelhas rasgadas
– Cremes para evitar estrias na gravidez

Para me seguir no Instagram: @cuca_martins

Assuntos Relacionados

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *